terça-feira, 23 de outubro de 2012

Desfralde

João Victor esta com 2 anos e 6 meses e não sinto-me pressionada em fazer o desfralde.
Ninguém me cobra, ninguém olha de maneira diferente e nunca me abordaram sobre este assunto.
Talvez seja porque minha maternagem não permite muitos pitacos sem noção e não aceita pressão externa então, não se dão ao trabalho.
Sempre tive na minha cabeça a idéia de respeitar o momento do meu filho e que quando ele tivesse pronto, eu saberia.
Pois bem, percebi há algumas semanas que João Victor passou a pedir para colocar cuequinha, passou a falar que fez xixi, passou a ter curiosidade em relação a minhas (em especial as do pai)  idas ao banheiro e cheguei a conclusão que talvez fosse o momento de tentarmos o desfralde.
Estava no término do outono e uma sequência de frentes frias me fez adiar este início até a melhora do tempo, afinal, estava preparada para a tormenta de xixis e escapamentos diversos...rs
O tempo voltou a esquentar, comprei umas 15 cuequinhas e decidimos iniciar.
Não posso dizer ainda como foi, pois ainda esta sendo, mas os primeiros dias tem sido mais tranquilos do que imaginei.
João Victor esta muito prosa, se sentindo um rapaz. Ainda confunde o xixi com o cocô, dá umas incertas, vai no troninho e quando chega lá, faz um pouquinho de força e diz que não quer mais.
Fazemos a maior festa quando acontece. Valorizamos o feito, elogiamos, batemos palmas, dançamos... ele fica feliz e entra na festa.
Neste primeiro momento, ele tem feito xixi no box e cocô no troninho. Essa nova rotina me fez adaptar a rotina de casa, já que detesto banheiro e porta do box aberta, mas enfim...
Compramos um troninho com dupla função, ele pode ser usado como troninho e tem uma parte que se destaca e transforma-se em um redutor de assento sanitário. Este é o modelo:
 


No último final de semana, ele fez um ensaio comigo dizendo que queria fazer cocô. Fui para o troninho com ele, ficamos conversando, ensinei ele a 'fazer forçinha' e um tempo depois ele disse que não queria mais.
Respeitei e quase uma meia hora depois, ele chamou o pai E FEZ!!!!
Palmas, alegria, pulos, festa, ritual do tchau para o cocô e ciúme mode on!!!! rsrsrsrrs mas voltemos a programação.
Para ir para a escola, a professora pediu para mandarmos um sem fim de mudas de roupa e cuecas. Mandamos diariamente cinco mudas de roupa e a mesma quantidade de cuecas. Umas duas voltam molhadas.
Quando saimos de casa para passear, ainda tenho levado-o de fralda mas penso em já modificar quando a rotina no xixi estiver mais regular e ele mais confiante.
Fomos a um aniversário recentemente e mesmo de fralda ele falou: mamãe, quero fazer xixi.
Eu disse que ele poderia fazer pois estava de fralda e ele voltou a brincar, ou seja, em breve sairemos de casa sem a fralda.
Meu bebê esta a cada dia, tornando-se um menino... como o tempo voa!